quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A internet e os novos suportes de informação possibilitam novas metodologias de ensino e aprendizagem




OBJETO DA APRENDIZAGEM

"São recursos digitais dinâmicos, interativos e reutilizáveis em diferentes ambientes de aprendizagem elaborados a partir de uma base tecnológica." (Audino e Nascimento)
São os vídeos, imagens jogos educativos, etc., enfim tudo aquilo que tem finalidade educacional e apresenta-se baseado em tecnologia.

PRÁTICA PEDAGÓGICA E MÍDIAS DIGITAIS

O uso das multimídias na educação serve de auxílio no processo de ensino. Percebemos que é cada vez mais frequente o uso da tecnologia na escola.
Conheça as obras abaixo que comprovam isso:
- Cena do filme Kutoja: a última tricotada
-Takagi Masakatsu - COIEDA
-Pop
-Bloco do Passo - Saltos no Tempo
Analisando estas obras percebemos que todas se referem a um novo método de ensino, onde diversos tipos de arte apresentam-se integradas para a concretização de um objeto de estudo.
É inegável que a presença da tecnologia é responsável pelo surgimento de novas concepções de ensino-aprendizagem, bem diferente da visão tradicional que prevalecia no passado.

O BLOCO DO PASSO

Criado pelo Professor Lucas Ciavatta, num momento de percepção das dificuldades de aprendizagem, o Bloco do Passo consiste numa nova proposta pedagógica onde o corpo é integrado a um conhecimento musical, proporcionando situações onde o aluno é um agente ativo na construção de seu próprio conhecimento.
Segundo o Professor Ciavatta, os alunos se sentem estimulados na aprendizagem quando tem que vencer algum desafio. Dessa forma, produzindo situações que despertem o interesse dos alunos, desafiando-os a novas descobertas, estaremos incentivando a aprendizagem, dinamizando todo o processo de ensino e mostrando que a cada dia podemos inovar na nossa prática pedagógica.

Nossas diretoras empenhadas na realização dos projetos




"FELIX MIRANDA: és um rio que transborda em minha vida"

Feira Ambiental Multidisciplinar
Tema: Água
Data: 15 e 16 de junho de 2011
Hora: 19h
Local: Auditório do C.E. Dr. Felix Miranda
Realização: 3º turno

Este projeto foi realizado com êxito, desenvolvendo temas atuais relacionados à preservação da natureza, incluindo o uso correto da água e como evitar seu desperdício.
Foi gratificante observar o empenho dos alunos, pesquisando o assunto na Internet, imprimindo orientações sobre o tema e posteriormente distribuindo à comunidade.
Foram usados vídeos informativos criados no LTE e todo o tipo de tecnologia com o único objetivo de conscientizar a comunidade escolar para o valor da água em nossa vida.






quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Navegar é felicidade em qualquer idade



Mini dicionário

Você que gosta de navegar, se liga nesses conceitos.
E BOA VIAGEM!

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação acessadas através de links.

Intertexto é o texto criado a partir de um outro texto já existente.

Hipermídia une os conceitos de hipertexto e multimídia, sendo, portanto, uma forma combinatória de imagens, sons, textos e vídeos, possibilitando a leitura não linear de determinado conteúdo.

Portfólio é uma coleção de trabalhos de um profissional ou empresa.

Blog é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos artigos ou posts.

Wikipédia é uma enciclopédia on-line.

Hiperlink é um comando que permite o acesso fácil entre as diversas páginas (navegação) e mesmo a movimentação rápida dentro de um texto longo.

Link é "atalho", "caminho" ou "ligação",que agregam interatividade em documentos.

WebQuest é uma metodologia de pesquisa orientada da Web em que quase todos os recursos utilizados são provenientes da mesma.

Desafios da Linguagem no século XXI

De acordo com o pensamento de Pedro Demo, vivemos um desafio que é conviver com a desigualdade entre a cultura cotidiana do aluno e aquela vivenciada na escola. Os jovens de hoje criam uma linguagem própria ao se comunicarem com colegas na Internet. Utilizam os recursos da multimídia (blog, site, etc.) com facilidade e, nesse novo mundo, não há mais lugar para uma linguagem tradicional e arcaica.
Às vezes, nos deparamos com reações de espanto quando falamos certas palavras ou usamos determinadas regras gramaticais, como por exemplo, o uso de mesóclise,tais como "entregar-te-ei", comprar-lhe-ei", etc.
Hoje, faz-se necessário uma linguagem mais lógica, mais direta e objetiva, sem rebuscamentos, capaz de encurtar distâncias e aproximar corações, numa interação rápida e eficiente, independente de raça, cor, religião ou nacionalidade.
O internetês(linguagem da Internet) já é usado constantemente e desperta cada vez mais o interesse dos alunos, diferente da linguagem formal ensinada na escola que não se faz mais atraente para os jovens.
Dessa forma, é necessário restaurar a escola, aproximando-a da vida real dos alunos,pois deve haver um equilíbrio no processo ensino-aprendizagem.O aprendizado do português e sua forma correta de falar, ou pelo menos, o português básico, deve continuar para evitar que aconteçam abusos decorrentes de uma linguagem totalmente livre de regras.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

NAVEGAÇÃO À DERIVA

quem navega à deriva
sabe que há vida além dos mares nos mapas
além das bússolas, astrolábios, diários de bordo
além das lendas dos monstros marinhos, dos mitos

quem navega à deriva
acredita que há nos mares miragens, portos
inesperados, ilhas flutuantes, botes e salva-vidas
água potável, aves voando sobre terra, vertigem

quem navega à deriva
aprende que há mares dentro do mar à vista
profundidade secreta, origem do mundo, poesia
escrita cifrada à espera de quem lhe dê sentido

quem navega à deriva
se perde da costa, do farol na torre, dos olhares
atentos, dos radares, das cartas de navegação
imigra para mares de imprevista dicção

MARCUS VINICIUS QUIROGA


Navegar... navegar... Este verbo sugere transpor barreiras, aproximar corações, despertar sentimentos. Viajamos na Internet por caminhos até então desconhecidos. Há riscos de perder-se? Sim, claro, mas ao buscarmos o retorno ao ponto de partida, deparamos com mais novidades e coisas que nos encantam. O termo navegar foi muito bem empregado, pois nos remete a uma imagem de horizontes, infinito, com total liberdade de percorrer caminhos em várias direções. Ninguém está sozinho se tem como companhia a Internet. Acesse um link, digite um endereço virtual,navegue sem parar e você verá como o mundo é pequeno e as distâncias são curtas. Um certo cuidado é preciso ao lidar com o desconhecido. Navegue com cuidado, não tropeçando nos obstáculos surgidos. Tenha bom senso e boa viagem!

Eu navego, nós navegamos...


"Navegar bem é fundamental,
Não engorda e não faz mal. "

MEU SEGREDO

GOSTO DE NAVEGAR
GOSTO DE VIAJAR
MAS CUIDADOS É PRECISO TER
PARA NÃO SE PERDER
PORQUE NÃO QUERO SOFRER
QUERO MESMO É VIVER
SEM DE NADA ME ARREPENDER
CONHECER O DESCONHECIDO
VISITAR O CONHECIDO
MEUS HORIZONTES AMPLIAR
MINHAS DISTÂNCIAS ENCURTAR
NAVEGAR DE FORMA SEGURA E SEM DOR
E SÓ MORRER DE AMOR
TENDO NO PEITO UMA CERTEZA NA VIDA
NAVEGO MUITO, SOU FELIZ E SOU QUERIDA.

Márcia Fonseca

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

As sereias do ensino eletrônico

O impacto das novas tecnologias na sociedade é uma realidade da qual não podemos fugir. Seu avanço modifica completamente a vida das pessoas sobretudo a das novas gerações.


O mundo tornou-se mais aberto, as distâncias estão mais próximas, pois as pessoas trocam mais informações, através de computadores, celulares e outros aparelhos que existem por aí ou que ainda serão inventados. A sociedade foi seduzida por esse universo tecnológico.


Tanto as novas tecnologias como as tecnologias de informação e comunicação, no meu ponto de vista, agem como "sereias" do ensino eletrônico, pois fascinam a todos nós.


Os estudantes atualmente possuem maior familiaridade com as TICs, demonstrando habilidade e interesse, visando explorá-las enquanto meio de produção e conhecimento e de uso efetivo de variadas linguagens. Com relação aos alunos que ainda apresentam dificuldades. é inegável seu desejo de superá-las. porque cresce cada vez mais o interesse das crianças e jovens em entrar no mundo informatizado.


Cabe a nós, educadores, mostrarmos que esse instrumentos devem ser utilizados com moderação e responsabilidade, lembrando que A VIDA NÃO É SÓ INTERNET.