quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Desafios da Linguagem no século XXI

De acordo com o pensamento de Pedro Demo, vivemos um desafio que é conviver com a desigualdade entre a cultura cotidiana do aluno e aquela vivenciada na escola. Os jovens de hoje criam uma linguagem própria ao se comunicarem com colegas na Internet. Utilizam os recursos da multimídia (blog, site, etc.) com facilidade e, nesse novo mundo, não há mais lugar para uma linguagem tradicional e arcaica.
Às vezes, nos deparamos com reações de espanto quando falamos certas palavras ou usamos determinadas regras gramaticais, como por exemplo, o uso de mesóclise,tais como "entregar-te-ei", comprar-lhe-ei", etc.
Hoje, faz-se necessário uma linguagem mais lógica, mais direta e objetiva, sem rebuscamentos, capaz de encurtar distâncias e aproximar corações, numa interação rápida e eficiente, independente de raça, cor, religião ou nacionalidade.
O internetês(linguagem da Internet) já é usado constantemente e desperta cada vez mais o interesse dos alunos, diferente da linguagem formal ensinada na escola que não se faz mais atraente para os jovens.
Dessa forma, é necessário restaurar a escola, aproximando-a da vida real dos alunos,pois deve haver um equilíbrio no processo ensino-aprendizagem.O aprendizado do português e sua forma correta de falar, ou pelo menos, o português básico, deve continuar para evitar que aconteçam abusos decorrentes de uma linguagem totalmente livre de regras.

Um comentário:

  1. concordo com vc, mas a gente acaba colocando sempre uma coisinha ou outra do internetês,não é? rss
    olha a risadinha aí... rssssss

    ResponderExcluir